sábado, 21 de novembro de 2020

A Convenção sobre os Direitos da Criança

 Em 20 de Novembro de 1989, as Nações Unidas adoptaram por unanimidade a Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC). A Convenção assenta em quatro pilares fundamentais relacionados com todos os direitos das crianças (civis, políticos, económicos, sociais e culturais): a não discriminação, o interesse superior da criança, a sobrevivência e desenvolvimento e a opinião da criança.

 
A  Convenção sobre os Direitos da Criança é o tratado de direitos humanos internacionais mais amplamente ratificado de sempre. Portugal ratificou a Convenção em 21 de Setembro de 1990.

Como forma de assinalar esta data tão importante, a Equipa de Técnicos Especializados do Agrupamento, propôs ao 1º ciclo, 2º Ciclo, 8º anos e turma do Curso Profissional Técnico de Redes do Agrupamento de Escolas de Arraiolos a realização de trabalhos alusivos ao tema. Do 1º ciclo resultaram marcadores de livros a serem distribuídos aos alunos e professores; No 2º Ciclo foram desenvolvidos trabalhos nas disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica e Cidadania, na disciplina de Tecnologia da Informação e na disciplina de Comunicação do Curso Profissional Técnico de Redes foram realizados vídeos sobre o tema. A  Equipa de Técnicos Especializados do Agrupamento irá desenvolver ações de sensibilização sobre os Direitos das Crianças em turmas do 1º e 2º Ciclo do Agrupamento.

Aqui ficam os registos dos vários trabalhos elaborados pelos alunos do agrupamento, os quais foram também divulgados na página de facebook "Juntos pela Inclusão". 

Importa realçar a colaboração da Câmara Municipal de Arraiolos para a impressão dos marcadores de livro e a parceria estabelecida com a Equipa Local de Intervenção Precoce de Arraiolos.

Gabinete de Técnicos especializados









Sem comentários:

Enviar um comentário