quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Intervalo literário - 7 de dezembro










Intervalo literário - 7 de dezembro

ALGUMAS QUADRAS DE FERNANDO PESSOA

Cantigas de portugueses
São como barcos no mar –
Vão de uma alma para a outra
Com riscos de naufragar.


Eu tenho um colar de pérolas
Enfiado para te dar:
As per'las são os meus beijos,
O fio é o meu penar.


Entreguei-te o coração,
E que tratos tu lhe deste!
É talvez por 'star estragado
Que ainda não mo devolveste…


A caixa que não tem tampa
Fica sempre destapada.
Dá-me um sorriso dos teus
Porque não quero mais nada.


Tens o leque desdobrado
 Sem que estejas a abanar.
Amor que pensa e que pensa
 Começa ou vai acabar.


Tenho um relógio parado
Por onde sempre me guio.
O relógio é emprestado
E tem as horas a fio.


Quando é o tempo do trigo
É o tempo de trigar,
A verdade é um postigo
A que ninguém vem falar.


Levas chinelas que batem
No chão com o calcanhar.
Antes quero que me matem
Que ouvir esse som parar.

Sem comentários:

Enviar um comentário