Durante o mês de Fevereiro a biblioteca da EB1/Jardim-de-infância de Arraiolos tem tido o prazer de contactar com os bonecos de Santo Aleixo, contámos com a presença do actor José Russo do CENDREV e pudemos ver de perto estes magníficos títeres ou marionetas de varão como lhe podemos chamar.
Toda a comunidade educativa pode obter mais informações sobre esta forma tão alentejana de teatro lendo o boletim biográfico que junto disponibilizamos.
Biblioteca da EB1/ Jardim-de-Infância de Arraiolos
Fevereiro de 2010
Conhece estes bonecos? Já ouviu falar do Mestre Salas, do padre, da menina Virgininha, do Anjo, do Sol e de outras personagens que fazem rir mesmo o mais sisudo?
Os bonecos de Santo Aleixo também chamados de títeres, tiveram origem na aldeia alentejana que lhes deu o nome- Santo Aleixo. De pequenas dimensões têm de altura entre 20 a 40 cm e são marionetas manipuladas, por cima, com um varão de arame. Feitas de madeira e cortiça, com vestes de chita e outros tecidos próprios do vestir das gentes alentejanas, é na sua manipulação, no bater dos seus pés, no cantar dos seus fados, nos seus dizeres de improviso, nas suas luzes e cheiros que encontramos todas as suas particularidades. Iluminadas por uma candeia e acompanhados pela música de Michel Giacometti ou pelo som da guitarra, estas marionetas retratam os primórdios do teatro alentejano. Estes bonecos e os textos tradicionais que foram ao longo dos anos transmitidos por via oral chegaram às mãos de ti Manel através da mulher que os recebeu dos seus antepassados. Manel Jaleca manteve o espectáculo durante décadas. Mais tarde, conheceu António Talhinhas camponês, cantador e com muita facilidade de improvisar e foi com ele que partilhou esta arte. Em1978 a Assembleia Distrital de Évora adquiriu todo o material ao Mestre Talhinhas, ficando o Centro Cultural de Évora depositário de todo o espólio. Actualmente são manipulados por actores profissionais do CENDREV que garantem a continuidade do espectáculo como expressão artística alentejana. São conhecidos e apreciados em todo o país e participam em muitos certames internacionais (Espanha, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Grécia, Alemanha, Moçambique, Macau, China, Índia, Tailândia, Brasil, Rússia e México). A Biblioteca da EB1/ JI de Arraiolos tem o prazer de receber de 19 a 26 de Fevereiro, o actor José Russo para nos falar sobre os referidos bonecos e para nos deixar manipular alguns deles.
O actor José Russo na Biblioteca da EB1/ JI da EB1 de Arraiolos no passado dia 19 de Fevereiro
Sem comentários:
Enviar um comentário