quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Mês de Outubro
Durante o mês de Outubro as Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Arraiolos comemoram o Centenário da República e o mês Internacional das Bibliotecas Escolares com pequenas exposições de livros e outros documentos alusivos ao período da primeira república. Os símbolos nacionais e alguns artistas da época não foram esquecidos. O último monarca e o primeiro presidente da república também foram tema de debate.
Em algumas sessões, realizadas na biblioteca os alunos podem apreciar alguns manuais escolares com mais de oitenta anos. A cartilha maternal e os livros de ciências são, até agora, os mais apreciados .
Artistas como Bordalo Pinheiro, Amadeo de Souza Cardoso e Vieira da Silva têm também lugar de destaque na nossa biblioteca durante este mês.
Visita-a e enriquece o teu conhecimento!!!
Em algumas sessões, realizadas na biblioteca os alunos podem apreciar alguns manuais escolares com mais de oitenta anos. A cartilha maternal e os livros de ciências são, até agora, os mais apreciados .
Artistas como Bordalo Pinheiro, Amadeo de Souza Cardoso e Vieira da Silva têm também lugar de destaque na nossa biblioteca durante este mês.
Visita-a e enriquece o teu conhecimento!!!
quarta-feira, 2 de junho de 2010
Mês de Junho

O tapete de Arraiolos é um símbolo desta vila alentejana, é também uma marca de cultura, associada a formas de vida, a tradições, ao trabalho feminino, à economia da população local. Este esteve durante a década de oitenta e noventa associado à riqueza de algumas famílias e ao emprego e sobrevivência de muitas outras. Hoje em dia, face à invasão do nosso mercado pelos produtos oriundos da China e por outros factores que não foram ainda diagnosticados, o tapete está quase morto.
Este dicionário é o resultado de um trabalho desenvolvido por alguns alunos e professores desde o pré - Escolar ao 6º ano de escolaridade. Neste projecto interviram as seguintes turmas:
Pré-Escolar de S.Pedro da Gafanhoeira;
1º A de Arraiolos;
3º e 4ºE Arraiolos;
4 ºF DE Arraiolos
6º A da EB23ES de Cunha Rivara
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Mês de Maio
A biblioteca da EB1/Jardim-de-Infância de Arraiolos vai durante o mês de Maio, explorar a temática da música associada à poesia.
Os alunos serão levados a ouvir declamações de poemas e músicas para que possam apreciar a estreita ligação entre a literatura e a música. Todos as turmas trabalharão o poema "O limpa palavras" de Álvaro Magalhães e deste escolherão uma palavra, a qual será explorado nas aulas de música, tendo como objectivo final apresentação de um concerto de palavras.
Mês de Abril
No dia 23 de Abril a biblioteca da EB1/Jardim-de-Infância de Arraiolos comemorou o Dia Mundial do livro e dos direitos de Autor, proporcionando aos seus utilizadores uma decoração que os convidava a viajar com a capa de alguns livros.
Foram lidos alguns poemas e foi explorado o livro "História do livro activo" de Conceição Areias e Catarina Cardoso. Cada turma levou um avião ou um barco contendo a capa de um livro. Depois era só imaginarem essa viagem. Os resultados foram muito interessantes!
segunda-feira, 26 de abril de 2010
Semana Cultural
No mês de Março a BE trabalhou a temática da literatura e durante a semana cultural, a qual se realizou entre 22 e 26 de Março promoveu várias iniciativas associadas a esta temática. Realizaram-se várias sessões de leitura em torno do livro "Pirá, a piranhita desdentada" do escritor Carlos Canhoto e no dia 22 teve lugar no Cine Teatro de Arraiolos um encontro com o referido escritor, no qual os alunos puderam apresentar as suas recriações em torno do livro mencionado e colocar algumas questões.
segunda-feira, 8 de março de 2010
segunda-feira, 1 de março de 2010
Fevereiro - Mês do teatro

Durante o mês de Fevereiro a biblioteca da EB1/Jardim-de-infância de Arraiolos tem tido o prazer de contactar com os bonecos de Santo Aleixo, contámos com a presença do actor José Russo do CENDREV e pudemos ver de perto estes magníficos títeres ou marionetas de varão como lhe podemos chamar.
Toda a comunidade educativa pode obter mais informações sobre esta forma tão alentejana de teatro lendo o boletim biográfico que junto disponibilizamos.
Biblioteca da EB1/ Jardim-de-Infância de Arraiolos
Fevereiro de 2010
Conhece estes bonecos? Já ouviu falar do Mestre Salas, do padre, da menina Virgininha, do Anjo, do Sol e de outras personagens que fazem rir mesmo o mais sisudo?
Os bonecos de Santo Aleixo também chamados de títeres, tiveram origem na aldeia alentejana que lhes deu o nome- Santo Aleixo. De pequenas dimensões têm de altura entre 20 a 40 cm e são marionetas manipuladas, por cima, com um varão de arame. Feitas de madeira e cortiça, com vestes de chita e outros tecidos próprios do vestir das gentes alentejanas, é na sua manipulação, no bater dos seus pés, no cantar dos seus fados, nos seus dizeres de improviso, nas suas luzes e cheiros que encontramos todas as suas particularidades. Iluminadas por uma candeia e acompanhados pela música de Michel Giacometti ou pelo som da guitarra, estas marionetas retratam os primórdios do teatro alentejano. Estes bonecos e os textos tradicionais que foram ao longo dos anos transmitidos por via oral chegaram às mãos de ti Manel através da mulher que os recebeu dos seus antepassados. Manel Jaleca manteve o espectáculo durante décadas. Mais tarde, conheceu António Talhinhas camponês, cantador e com muita facilidade de improvisar e foi com ele que partilhou esta arte. Em1978 a Assembleia Distrital de Évora adquiriu todo o material ao Mestre Talhinhas, ficando o Centro Cultural de Évora depositário de todo o espólio. Actualmente são manipulados por actores profissionais do CENDREV que garantem a continuidade do espectáculo como expressão artística alentejana. São conhecidos e apreciados em todo o país e participam em muitos certames internacionais (Espanha, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Grécia, Alemanha, Moçambique, Macau, China, Índia, Tailândia, Brasil, Rússia e México). A Biblioteca da EB1/ JI de Arraiolos tem o prazer de receber de 19 a 26 de Fevereiro, o actor José Russo para nos falar sobre os referidos bonecos e para nos deixar manipular alguns deles.
O actor José Russo na Biblioteca da EB1/ JI da EB1 de Arraiolos no passado dia 19 de Fevereiro
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
Janeiro - mês da Dança
Durante o mês de Janeiro a equipa da biblioteca promoveu encontros com idosos para falarem sobre o baile de antigamente. Uma vez que o mestre da contradança é oriundo da aldeia de S. Pedro da Gafanhoeira está em curso a preparação de um baile envolvendo os alunos e os idosos da referida aldeia. Pretende-se que esta iniciativa seja uma verdadeira demonstração de um baile de antigamente, pelo que, contamos com a colaboração de músicos e instrumentos da época, bem como do apoio do professor de música do município.
Dezembro - mês da escultura

A biblioteca da EB1/Jardim-de-Infância de Arraiolos dedicou o mês de Dezembro à escultura. Esteve exposto na biblioteca um presépio da autoria de Tiago Cabeça, um ceramista e escultor local. Convidámos os escultores João Sotero e Susana Piteira para falarem sobre as suas vidas de escultores. Realizaram-se ainda visitas à galeria Lobo Mau na qual se puderam observar os trabalhos dos referidos artistas.
Sessões de escrita criativa
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
Videoconferência
No passado dia 24 de Novembro a equipa da biblioteca da EB1/Jardim-de-Infância de Arraiolos promoveu a realização de uma videoconferência com o pintor Júlio Resende. Foi uma experiência muito interessante porque todos pudemos contactar com o único pintor ainda vivo que foi aluno do Mestre Dordio Gomes.
Visita ao Museu de Évora
Outubro e Novembro - meses da pintura
A biblioteca da EB1/Jardim-de-infância de Arraiolos está no presente ano lectivo a desenvolver o projecto “Reler e Reescrever as Artes”. Durante os meses de Outubro e de Novembro as actividades desenvolvidas estiveram associadas à pintura. Os alunos e docentes das várias turmas envolvidas participaram em sessões em que todos ficaram a conhecer os pintores Leonardo da Vinci, Van Gogh e Degas. Realizaram-se visitas ao salão nobre da Câmara Municipal para conhecer o pintor Dordio Gomes, descobriu-se que ele possuía uma autobiografia intitulada de naturezas-mortas e explorou-se esta temática.
Dia Mundial da Alimentação
No passado dia 18 de Outubro a equipa da biblioteca da EB1/Jardim-de-Infância e os estagiários preparam uma dramatização e apresentaram-na à comunidade educativa. O objectivo principal desta acção era sensiblizar os alunos para a importância de uma alimentação saudável. Todos nos divertimos com as personagens do tio Casi, da Leonor e da Margarida.
Subscrever:
Mensagens (Atom)